Qual é o Seu Nome? - Samuel Suana (15)




Nosso nome indica nossa identidade. Nos tempos de antigo Israel, nomeava-se uma criança a partir da circunstância vivida, de um milagre realizado, de uma profecia dita (Palavra de Deus) ou de uma expectativa acerca do indivíduo nascido.
Lendo a Palavra de Deus em Apocalipse TRÊS, o Senhor Jesus diz à igreja de Sardes (Ap 3.1) que ela tinha nome que vivia, mas estava morta! Seu nome não correspondia com sua realidade. A essência não correspondia com o produto anunciado.
Penso particularmente que essa é uma característica de muitas pessoas do nosso tempo. São denominadas de cristãos, mas não tem a essência do verdadeiro cristianismo em suas vidas. Gostam de ser chamadas de evangélicas, mas suas convicções e valores não parecem em nada com o que é recomendado pelo Evangelho de Jesus (origem do termo evangélico), muito menos com a ação transformadora que esse traz a vida do pecador.
O nome tem sido, nesses últimos tempos, verdadeiras máscaras para ocultar o verdadeiro ser. São artifícios utilizados para a representação (atores) religiosa e não para a vida que o cristão precisa desenvolver a partir do relacionamento com Cristo. Os tempos vividos na atualidade são tempos de espetáculos, dramatizações e vida em palco. Parece o que acontecia na antiga Roma, quando se oferecia “Pão e Circo” para que as pessoas se submetessem às regras do jogo social.
Foi Alexandre Magno quem disse: “Muda de nome ou muda de Vida!” Isso fez quando passava em revista seus exércitos e, ao olhar para um dos seus soldados, viu que estava inadequado para a posição que ocupava. Descuidado, sonolento e com roupas mal apresentáveis. Então resolveu perguntar seu NOME. O soldado respondeu para o Magno Comandante: “Alexandre, meu senhor! O mesmo nome do Cuidadoso comandante!
O nome Cristão significa: “Aquele que é parecido com Cristo!” Meu Deus; que responsabilidade! Parecido com Cristo! Jesus foi AUTÊNTICO em sua vida, palavras e obras. O que dizia ser, era! Nunca se valeu de artifícios para ocultar a sua verdadeira natureza. Por isso pode afirmar: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim!” Jesus é a verdade! Jesus é autêntico. “Seu rótulo corresponde com Sua essência; sua aparência corresponde com Seu caráter!”
Pense nisso: Se Jesus perguntar o seu nome, que dirás a Ele?


Deus te abençoe! 


Pastor Samuel Suana- Pr. da igreja em Pindamonhangaba, Superintendente do Vale do Paraiba

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Trabalho secular e a obra de Deus

Traduçoes da Bíblia pela Sociedade Biblica do Brasil (SBB)

Igreja Cristocêntrica ou Pastorcêntrica?