O Trabalho secular e a obra de Deus

"E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja." I Sm. 17:28
Davi começou a mudança da história de sua geração ainda muito jovem, por ser caçula seu trabalho em casa era o mais humilde, realizar pequenas tarefas e apascentar as ovelhas da família. Trabalho que executava com muito amor e dedicação, sabendo da importante responsabilidade. Rapaz de fé convicta colocada a prova sempre que possível, temente a Deus, obediente ao pai submisso a liderança constituída. No texto acima, mostra que a preocupação de Eliabe irmão mais velho de Davi era o fato de ter ele abandonado o trabalho de cuidar das ovelhas, sua responsabilidade principal. Davi também sabia disso, tanto que deixou as ovelhas aos cuidados de um guarda (vs. 20). Daquele momento em diante Davi descobre que havia para ele um chamado muito maior que um emprego garantido na empresa da família, o chamado de Deus para realização de Sua obra. Davi se apresenta voluntariamente ao rei, aceita o desafio de lutar com Golias em nome do Senhor dos Exércitos, vence a batalha e jamais volta ao antigo trabalho.
A primeira declaração sobre trabalho na bíblia está em Gn. 2:21 (trabalho de Deus) e a segunda em Gn. 3:19 (trabalho do homem).
"O Trabalho secular dignifica o homem, porém, o trabalho ministerial glorifica a Deus!" A. W. F.
O trabalho principal e mais importante é fazer a obra do Senhor, trabalhar para Deus. O outro trabalho deve ser secundário, uma espécie de bico, de hobby, algo de menor importância.
Na construção da arca Noé investe aproximadamente cem anos de árduo trabalho, imagine se ele realizasse o serviço apenas em momentos de folgas, férias, feriados e finais de semana?
"No ano seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram, e houve copiosa chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites" Gn. 7:11-12, certamente haveria  uma grande mudança de datas e cronogramas e logística deste importante evento.
Elias abandonou o arado para servir Elias, Neemias deixa de ser copeiro, Oseias deixa a agricultura, Amós deixa a agricultura, Naum deixa a agropecuária, o Senhor Jesus deixou a carpintaria, Mateus deixou de cobrar impostos, Lucas deixa de ser médico, Paulo parou de construir tendas e Pedro, Tiago e João abandonaram a pesca para atender a chamada ministerial e fazer a obra de Deus.
  • O objetivo não é estimular a preguiça e a desocupação e sim, repensarmos o ministério.
Pv.6:6 "vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio.", IITs. 3:8 - "Nem de graça, comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós; IITs. 3:9 "não poque não tivéssemos autoridade, mas para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes."; II Ts. 3:10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que se alguém não quiser trabalhar, não coma também."
  • Mas, trabalhar essa complexidade:
Jl. 3:10 - "Forjai espadas das vossas enxadas e lanças das vossas foices; diga para o  fraco: eu sou forte."
Mq. 4:3 -" E julgará entre muitos povos e castigará poderosas nações até mui longe; e converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra".
O objetivo é tirar do seu rosto esse sorriso trazido pelo orgulho de trabalhar em uma empresa e ostentar uniformes e cracha seja ela qual for, demonstrando paz segura advindas desse seguimento enquanto a voz do Senhor continua a nos chamar...
Mt. 9:37 "Então disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos são os ceifeiros."
Você pode mudar a sua geração!!!!

Pr. Achiles W. Ferreira
Presidente Nacional da UMASBRAC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Traduçoes da Bíblia pela Sociedade Biblica do Brasil (SBB)

Igreja Cristocêntrica ou Pastorcêntrica?